De muros à sorrisos.

A vida seria mais simples se nós conseguíssemos nos enxergar do lado de fora. (Imaginem só que surpresa seria…) “Nossa, aquela sou eu? Como eu pareço ser antipática!” “Por isso que ninguém fala comigo, olha o jeito como eu olho pra eles!” E até comentários vaidosos surgiriam. (Não dá pra evitar, né?)

O problema, então, sumiria. O problema da falta de comunicação, este empecilho que evita que certas amizades (ou até certos relacionamentos!) nunca comecem. Você acha que está transparecendo uma ponte, mas na verdade, há muros em volta.

Prazer, tenho muros. Na verdade, muralhas da China ao meu redor. Sou uma das pessoas mais sisudas e mais repelentes que eu conheço. Embora nem sempre queira parecer assim. Tudo coopera. Do físico até o jeito de olhar. Tudo se soma e faz com que eu assuma uma antipatia superficial e até mesmo, inconsciente.

Existem dias em que tudo o que queremos é conversar com alguém que acabamos de conhecer (admitam!), e você dá todos os sinais possíveis de aproximação. Só não usa uma plaquinha “converse comigo” para não ficar tão óbvio… Mas a pessoa parece não te ver! (triste, mas verdade.) E agora?

Existem pessoas que se fingem de cegas e existem as outras que só não entendem sinais. Ou pessoas que são repelidas pelos muros invisíveis que nós mesmos criamos… Temos que levar em conta tudo isso.

Para aqueles que se fingem de cegos, ignore-os. Se fingem que não te enxergam, tampouco se importam com você. Mas, para os que não entendem sinais e os que vêem os muros (mesmo você construindo pontes): tome a iniciativa! Isso mesmo, se ele pode vir, porque você não pode ir? Nós precisamos uns dos outros. Abaixo ao individualismo!

Sorria, cumprimente, se aproxime, envolva-a na sua conversa… Dê o primeiro passo, dê o primeiro abraço. Um “bom dia”, um “tchau e bom feriado” às vezes são o começo de tudo.

Derrube os seus próprios muros. Você os construiu. 

Deixe um comentário

