“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Ap 3:6

livro-apocalipse

“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.” (2:7)

“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” (2:11)

“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” (2:17)

E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai, dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (2:26-29)

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (3:5-6)

Ao que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (3:12-13)

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no eu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (3:21-22)

O vencedor é aquele que experimentou o novo nascimento (Jo 3:3,5,7) e permanece constante na vitória sobre o pecado do mundo e Satanás, mediante a graça de Deus recebida através da fé em Cristo, em que pelo seu sacrifício morreu pelos nossos pecados (1 Co 15:13). O vencedor se recusa a conformar-se com o mundo (Rm 12:2) e a impiedade no meio da igreja (2:24). Ele ouve e atende aquilo que o Espírito diz às igrejas (3:6), permanece fiel a Cristo e aceita somente o padrão de Deus para a vida Cristã, revelado na Palavra (3:8). O segredo para ser um vencedor é a morte expiatória de Cristo, seu próprio testemunho fiel acerca de Jesus e a perseverança no amor a Cristo até a morte. Ou vence-se o pecado, o mundo e Satanás, ou será vencido por eles, acabando por ser lançados no lago de fogo.

Deixe um comentário

