Meu amor meu

Hoje em dia se fala muito de amor pelos outros. Todo mundo anda perguntando aos outros e a si próprio “onde está o amor?”. Andam por aí dizendo que o mundo está do jeito que está porque ninguém ama mais ninguém. Porque todo mundo esqueceu o que é o amor e que hoje em dia, o mundo não tem mais jeito. Eu já falei sobre amor algumas vezes aqui e acho que não vou parar de falar nunca, é o sentimento mais complicado e mais fofo, pra mim. Sair por aí dizendo que precisamos amar uns aos outros não vai mudar a situação de que ninguém ama mais ninguém. É preciso fazer mais do que falar.

Antes de tudo, o amor é um sentimento. Totalmente complicado e bizarro, mas é um sentimento. Difícil de ser sentido e difícil se ser guardado, quando se é sentido. O amor é o sentimento que gera tudo, até ódio. Escreve o que eu estou dizendo porque é a pura verdade. Existe um ditado que diz “para poder receber, é preciso dar”. Se você for esperto, você já percebeu aonde eu quero chegar. Se você não ama, como você quer ser amado?

Cobrar, no mundo de hoje, é a coisa mais simples do mundo. É só abrir a boca e proferir algumas palavras e pronto. Você já deve ter cobrado uma porção de coisas, só hoje; ou pelo menos, pensado em cobrar. Quando você cobra, alguém faz. Certo? É uma relação direta que não há muito o que contestar. Mas existem coisas que devem ser cobradas por nós à nós.

Como você cobra por uma coisa que você não dá? Como você cobra por amor se você não o conhece? Antes de pedir amor, você tem que dar amor. Ele é o sentimento menos egoísta que eu já vi. Você pode cobrar todo o amor do mundo e tê-lo, mas enquanto você não saber como é, você não vai conseguir reconhecê-lo.

Ah, então tá, eu vou parar de cobrar amor, vou passar a dar amor. Ok, primeiro passo completo. Mas, para você dar, é preciso ter. Você tem amor? Você, ao menos, já o sentiu? Para amar alguém, você tem que ter amor. E de onde surge esse amor? De você. É uma troca múltipla. Você sente amor, você o dá, daí você recebe e isso vai passando de pessoa para pessoa. Mas antes de tudo, você tem que se amar. Amor não é como dinheiro, que você recebe de alguém e, logo em seguida, já tem conta para pagar. É preciso ter (no sentido mais profundo da palavra) amor pra poder dá-lo. Você não vai pegar o amor de alguém e transferi-lo pra outra pessoa, sendo você o aviãozinho. Porque isso vai ser farsa de sentimento e você, um hipócrita. Amor-próprio, essa é a palavra.

Quando você se olha no espelho o que você mais vê? Defeitos ou qualidades? Tudo o que você faz fica bem feito, ou é uma porcaria? Você sorri, você quer o bem das pessoas ou você é cinzento e pouco liga para os outros? Analise suas perguntas antes de me perguntar o que é amor. Mas não confunda amor com egoísmo, por favor. Egoísmo é você achar que todos são menore do que você, que você é melhor do que todos. O amor não é egoísta; pelo contrário, quem ama é humilde. Humilde ao ponto de se anular por alguém. Humilde, ao ponto, de esquecer todos os problemas que essa pessoa já te fez passar. Isso é amor. Qualquer coisa diferente, é falsidade.

Se ame. Todo mundo tem defeitos, mas todo mundo tem qualidades. Todo mundo tem pontos fracos, mas todo mundo tem pontos fortes. Existem os dias cinzentos, mas também existe o sol. Ame-se. Se você não se valorizar primeiro, ninguém mais vai fazer isso por você. Se você não tiver consciência de quem é você, ninguém vai saber quem você é. O amor começa em você. Se você não se amar, você não vai amar ninguém.

Um pensamento sobre “Meu amor meu

Deixe um comentário

