Se jogar no abismo.

Eu e minha mania de falar de manias. Mas hoje em dia, é meio difícil não fazer isso. Onde tudo já virou moda, onde as coisas passam depressa e o tempo está ficando cada vez mais curto. O ser humano está ficando cheio de manias, de jeitos e trejeitos. De manhas, de dengos, razões e desculpas. As palavras que regem a vida agora são “momento” e “instante”.

O ser humano está com a infeliz mania de querer tudo pra ontem. Quero na minha mesa, o meu café. Quero o relatório pronto, às seis. Quero o meu cabelo liso, hoje. Quero viajar hoje. Quero que a minha dor de cabeça passe agora, porque tenho compromisso mais tarde. Pare! Respire e conte. Quantos “eu quero” você disse hoje? Quantos “agora”, “imediatamente”? Viu? Você está correndo porque o mundo também está correndo. Mas ele corre porque a gente corre. É uma ligação íntima e irrevogável que nós temos. É uma mania de querer tudo hoje, agora, nesse momento que me deixa sem fôlego.

Como a gente corre, as coisas mais importantes, passam batido. Dinheiro não é importante, beleza não é importante, status não é importante. Estou falando do que realmente importa. A natureza, os sorrisos, as trocas de olhares, a sinceridade, o cantar dos passarinhos. Isso tudo, hoje em dia, é totalmente irrelevante.

Vai e vem, vem e vai. Por causa da incerteza do amanhã e da rapidez com que se passa o hoje, as pessoas começaram a jogar ao vento suas palavras. Duas semanas de namoro: “eu te amo”; três meses: “Vamos noivar?” Cinco meses: “Vamos morar juntos?” Um ano: “Vamos casar?” E é nisso que dá. Casamentos que se acabam mais cedo porque ninguém conhece ninguém. Duas semanas de amizade: “te amo”; um mês: “Você é meu best!”; dois meses: “Oi? Tudo bom?” Três meses: “Não fala mais comigo.” E bem, o que era uma ‘”grande” amizade virou poeira e uma foto descolorida.

Pare de jogar fora as coisas que importam. Pare de se importar com as coisas que não valem a pena. No fim do dia, o dinheiro que você ganhou, a roupa nova que você comprou e a fama que você tem não farão de você uma pessoa feliz. E sim, os amigos que ainda estão com você e a pessoa que você escolheu pra passar a vida.

Não seja precipitado. Não se jogue no abismo.

Deixe um comentário

